Meio Ambiente

Histórico

Em 2008, antes da RESGACTI se tornar uma ONG, alguns de seus fundadores já realizam ações visando a proteção do meio ambiente. A RESGACTI já teve um voluntário que a representava no CODEMA de Piranguinho – MG e já lutou para evitar cortes de árvores, desde então não teve mais tanta força e empenho voltado para o meio ambiente devido a falta de voluntários dispostos a se dedicar nesta causa. A atuação ganhou mais força à partir do dia 01/03/2016, quando foi dado início ao projeto VERDENOVO, cujo nome tem como objetivo despertar a curiosidade da população, para ver de novo suas ações e como elas impactam o meio ambiente. Seu nome também está relacionado ao Verde da natureza que queremos novamente em abundância na nossa cidade e região.

Justificativa

O meio ambiente tem sido brutalmente explorado desde a ascensão da sociedade, tendo seu primeiro ápice durante a revolução industrial até os tempos modernos. O qual resulta em um incalculável desequilíbrio ambiental, gerando uma queda brusca de diversidade, extinção de inúmeras espécimes de fauna e flora, secamento de nascentes, aumento do aquecimento global, aumento da poluição atmosférica, entre outras consequências ambientais a partir da ação do homem. O projeto VERDENOVO traz com sigo a proposta de VER novas possibilidades de intervenção ambiental de forma consciente para então amenizar todos estes impactos.

Objetivo

Mobilizar ações para a recuperação e preservação da natureza e a conscientização do ser humano com ações no dia a dia em diversos locais e/ou situações.

Atuações

• Recuperação e preservação da mata ciliar e nascentes;
• Recuperação de corredores ecológico;
• Produção de mudas;
• Banco de sementes;
• Produção de compostagem;
• Educação ambiental;
• Oficinas de plantio e produção de mudas;
• Entre outras atividades relacionadas a proteção ambiental.

Mudas

Contamos com aproximadamente 107 mudas ( Aroeira de sertão, bananeira, óleo copaiba, uva japonesa, ameixa amarela, açoite de cavalo, limoeiro, pé de pocã, pitangueira, amoreira, abacateiro, angico, agates, pau feno, pau brasil, quaresmeira, cazuarina, pata de moça, mamoeiro, goiabeira, araucária.

Plantios realizados

20/03/2016 foi realizado com apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Itajubá, a abertura de covas para o plantio de mudas na beira do rio Sapucaí.

Pesquisa de Campo

Estão sendo realizados pesquisas de campo em áreas degradadas dos municípios de Delfim Moreira, Itajuba e Piranguçu, para uma possível recuperação da área.

Educação Ambiental

Utilizando de atividades com crianças e adolescentes.